sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

4 - Convento, Amado e Sushi

Hoje estou cansado...não sei se conseguirei fazer um grande resumo do dia, mas vou tentar.
Acordei por volta das 8h30, pois tinha que estar no Convento do Carmo às 10h. Passei pela recepção do hotel as 9h15 e perguntei quanto tempo demoraria de taxi e de autocarro até ao Convento. "De taxi uns 15minutos, de ônibus meia-hora". Como ainda tinha 45 minutos, decidi ir de autocarro. Grande erro... Esperei um quarto de hora que passasse um autocarro para a Praça da Sé, a viagem demorou 45 minutos, e a caminhada (até aí desconhecida) rumo ao Convento mais um quarto de hora. Ou seja, eram 10h30 quando lá cheguei. Valeu que nem a colega com quem ia trabalhar nem a gerente estavam no hotel naquele momento.
Chegada a hora de começar a trabalhar, fui direccionado para a parte mais divertida da recepção: não os check-in's e check-out's, mas antes aquilo a que aqui chamam Guest Relations. Ou seja, foi-me proposto que acompanhasse uma colega na tarefa de proporcionar a melhor experiência possível aos nossos hóspedes. E isto inclui uma inspecção ao quarto antes da sua chegada, indicando à Manutenção ou à Governança eventuais falhas, a elaboração de uma carta de boas vindas personalizada, em nome de cada um dos hóspedes e, obviamente, estar sempre disponível para corresponder aos seus desejos, por mais invulgares que sejam os seus pedidos ou solicitações. Na manhã de hoje, por exemplo, acompanhamos um hóspede Escocês, com ascendência Italiana, que construiu a sua vida no Canadá e que vive há 18 anos na Argentina, onde trabalha na Ópera de Buenos Aires. Uma vida tão preenchida só poderia ter originado uma pessoa tão divertida. O seu pedido era simples: interessava-se imenso por Arte Sacra, e queria saber tanto quanto fosse possível acerca das capelas do Convento.
O resto da manhã correu depressa, entre quartos de luxo, lofts e suites. Pausa para almoço, e um arroz de feijão a acompanhar umas almondegas...sem esquecer o obrigatório pão! (Há alguem que se vai rir ao ler esta parte...!)
A tarde foi um pouco mais monótona, pois não houve tanto trabalho. Todavia, as 16h chegaram e eu parti.
Mais uma vez optei pelo autocarro...e mais uma vez isso se revelou um erro. Passaram dezenas de autocarros, para todas as pontas da cidade...menos 1 dos 3 que me serviriam...a mim, que estou a viver num dos bairros mais movimentados da cidade! Não houve paciência para esperar mais, até porque queria ir tratar da casa e do telemóvel, e por isso mandei parar um taxi e segui.
Chegado a Rio Vermelho, fui a uma imobiliária. Tempo perdido, pois os 4 ou 5 apartamentos de que dispunham para alugar eram em bairros bastante distantes. Fui ao hotel Ibis, não sem antes beber a indispensável água de côco do final da tarde. Troquei de roupa e dirigi-me ao Pestana Bahia, para conversar com a Srª Adriana.
Lá, ela informou-me de que a troca do meu estágio tinha sido aceite, e que portanto eu iria passar a trabalhar ali. Para além disso, apenas estaria na Recepção por uns dias, pois também tinha sido aceite o meu pedido para passar por outros departamentos. Desta forma, irei trabalhar no departamento de Eventos!!! (Podendo também passar algum tempo no Comercial). Boas noticias: acabavam-se os 15minutos de espera para o autocarro, e os 45 minutos de viagem consequentes...uma vez antes do trabalho, outra depois.
Resta então arranjar um apartamento no Rio Vermelho, o que não se afigura fácil, e assim poupar quase 2h por dia só em viagens! Para além dos cerca de 5reais por dia.
Depois da conversa com a Srª Adriana, fui para a paragem e apanhei um autocarro para o Barra Shopping. Desta vez optei por um autocarro executivo, que custa 4 reais em vez de 2,20, mas que é bem mais rápido, cómodo e fresco. Em menos de 10-15 minutos estava no shopping, que me surpreendeu bastante pela positiva: optimo aspecto, grandes dimensões, lojas de todo o tipo e uma oferta variada de restauração. De salientar tambem o facto de a maioria das pessoas que por ali circulam serem de um estrato social médio-alto ou alto, com um aspecto perfeitamente europeu.
Lá, comprei o telemóvel (por enquanto não sei o número porque ainda não o activaram) e vi algumas coisas para a casa nova (que tarda mas há-de aparecer!). Aproveitei para me inscrever na viagem de volta ao hotel num expresso grátis, fornecido pelo shopping, e fui jantar. E que jantar...!!! Foi num restaurante de comida chinesa e japonesa, ao quilo! Estiquei-me um pouco nos gastos: foram 25reais (8€, o que para os padrões brasileiros já é carote), mas a verdade é que não cabia mais nada no prato!!! O sushi era óptimo, à semelhança dos dois tipos de massa chinesa e dos camarões. Para sobremesa, um pudim de leite numa pastelaria gourmet.
Com o estômago já recomposto, apanhei o tal autocarro e regressei ao hotel. Cheguei às 22h e tenho estado desde então pelo quarto, a tentar resistir ao sono cada vez com mais esforço.
Como prometido, hoje tirei algumas fotos. Há da Praia da Paciência, onde mergulhei na 3ª feira, da Praia da Ondina, por onde também passei, das ruas engarrafadas de Salvador, do Pelourinho... Não estão nada de jeito, pois ou foram tiradas a bordo do autocarro, ou em passo de corrida a caminho de algum lado. Ainda assim, espero que gostem...
Até já!

4.1 - De autocarro, a caminho do Pestana Convento do Carmo - Praia da Paciência


4.2 - De autocarro, a caminho do Pestana Convento do Carmo - Praia de Ondina


4.3 - De autocarro, a caminho do Pestana Convento do Carmo - Vendedores de água de côco, em Ondina


4.4 - De autocarro, a caminho do Pestana Convento do Carmo - Trânsito intenso


4.5 - Praça da Sé


4. 6 - Rua no Pelourinho


4.7 - Largo do Pelourinho, com a antiga casa de Jorge Amado (hoje casa da Fundação homónima) à direita.


4.8 - Descendo o Largo do Pelourinho.


4.9 - Rua no Pelourinho


4.10 - Vista distante do Largo do Pelourinho, e zona envolvente.


4.11 - Rua no Pelourinho.


4.12 - Rua no Centro. Esperando infrutíferamente pelo autocarro.

Sem comentários:

Enviar um comentário