quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

8 - Pequeno post antes do trabalho, ou a comida como atractivo!

Como o dia de ontem foi bastante semelhante aos 2 precedentes, não me vou alongar muito na sua descrição. O que aconteceu digno de registo? Tem tudo a ver com comida...!
Bem, ontem, pela primeira vez, provei a famosa e adorada "jaca". Sei que para vocês o nome não deve dizer nada, tal como a mim não dizia, mas, ao que parece, esta gente aqui venera a jaca! Ontem ao jantar lá estavam as jacas, e o colega com quem desci para comer logo me aconselhou vivamente a tirar algumas. Tirei uma para provar, tendo-a colocado na borda do prato. Sentei-me para começar a comer e, no espaço de 30segundos, ouvi por 3 ou 4 vezes a palavra jaca. "Já viu que tem ali jaca?" "Pega aí uma jaca!" No entanto, senti-me a fazer figura de parvo ao verificar que a maioria das pessoas não estava a pôr a jaca no prato mas sim num copo! E o que é, afinal, a jaca?
A jaca é um fruto de uma árvore chamada jaqueira, de grandes dimensões e cor esverdeada, que pode ser encontrada apenas em lugares tropicais como parte da Bahia, e que depois de arranjada dá origem a pequenos gomos de textura mole e cor amarelada, bastante doces. Existe a jaca dura e a jaca mole, sendo que a principal diferença é que a jaca dura tem um caroço e a jaca mole não. A que comi era a jaca dura...e, de facto, é bastante boa!
Ah, o motivo porque algumas pessoas metem a jaca num copo? Porque, visto que é doce e tem um exterior mole, dá para desfazer e formar uma polpa, que depois é comida com uma colher como se de uma geleia se tratasse.
A segunda novidade diz respeito ao pós-trabalho da última noite. Antes de dar uma volta pelo Rio Vermelho, fui ao "Suco 24h" e bebi um sumo natural de...jaca...e comi um "pãozinho delicia". Quando pedi, não fazia ideia do que este último seria, mas depois tornou-se claro: é um pãozinho delicia!!! Ou, dito de outra forma, é um pequeno pão de textura semelhante ao pão de leite (mas não doce), com interior de queijo suave fundido. Uma...delicia!
Quanto ao dia de hoje até agora, pouco há a contar. Acordei tarde, para compensar o facto de ter adormecido a horas impróprias, fui à praia, para não perder o hábito, e tirei algumas fotos. Que embora não estejam nada de especial, já que a praia não é das melhores e o tempo era escasso, chegarão para vos fazer inveja!!!
Até ja!
Foto 8.1 - A praia próxima do hotel, onde hoje fui a banhos.

Foto 8.2 - Eu, na praia.


Foto 8.3 - Eu, na praia, 2ª versão.

Sem comentários:

Enviar um comentário