sábado, 7 de fevereiro de 2009

5 - Apartamento encontrado, muitos gastos e novo horário

Como deve ter dado para perceber pelo título deste post, finalmente encontrei apartamento. No momento em que vos escrevo, à semelhança das últimas 24h, sinto-me estranho e confuso em relação ao mesmo...
Depois de ter percorrido todo o Rio Vermelho à procura de um apartamento, durante 3 dias, e de ter questionado os porteiros de todos os prédios decentes do bairro, lá encontrei. E foi da forma mais inesperada: entrei numa imobiliária, perguntei se tinham apartamentos para arrendamento e recebi a seguinte resposta: "Aqui só vendemos e avaliamos...mas olhe, esses senhores que acabaram de sair vinham para colocar 2 apartamentos a alugar!" Então saí, fui ter com eles e arranjei 1 sítio para morar.
Salvador, (não a cidade, mas o nome do senhor), e a esposa, são espanhóis de Barcelona. (E posso dizê-lo apenas por que sei que ele não vai ler este blog: enquanto falavamos, ele fez questão de me dizer "Eu tenho passaporte Espanhol, mas não sou Espanhol, sou Catalão!") Têm 2 apartamentos no mesmo prédio e no mesmo número, apenas diferindo o andar: o outro, curiosamente alugado ao Chefe de Cozinha Executivo do Grupo Pestana na Bahia, fica no 3º andar; o "meu", fica no 5º.
Quanto ao apartamento, é bastante pequeno, não passando de um studio. E esse é o primeiro aspecto que me deixa pensativo...será que não acabaria por encontrar um maior, com 2 quartos e maiores dimensões? O outro aspecto é o mais vulgar: 1400 reais, equivalente a quase 500€, é bastante caro...!
Pontos positivos: fica num prédio com bom aspecto, a 500 metros do hotel em que vou trabalhar e numa zona tranquila, tem porteiro 24h, piscina, sauna e...fica mesmo em frente à praia. Com direito a vista total sobre o mar.
Ah, como aqui toda a gente aproveita o Carnaval para ganhar MUITO dinheiro, o apartamento só estará disponível no dia 28. (Está alugado por um período de 10 dias, durante o Carnaval, por 3.000 reais, ou seja, 1.000 euros!) Como não tinha onde ficar até dia 28, acabei por voltar para o Pestana, por 1valor exactamente igual: 1.000euros, mas por 22 noites. Muitissimo...mas nada comparado com o que pagaria sem a tarifa especial. (Para terem uma ideia, o quarto mais barato neste hotel durante o Carnaval, custa cerca de 450 euros...por noite!)
Ai, ai...é melhor não falar mais em gastos...!
Bem, depois de encontrar o apartamento, fui trabalhar pela 1ª vez no Pestana Bahia. Lá, comecei por uma tarefa à qual estou bastante habituado: comer. Almocei no refeitório, tendo comido carne estufada, esparguete e vatapá, que se apresenta como um creme semelhante a esparregado, mas cujo sabor é totalmente diferente. Muito, muito bom!
Quanto ao trabalho propriamente dito, e conforme estava acertado, comecei pelo Front Office. Fui muito bem recebido e o tempo passou bastante rápido, talvez devido ao enorme volume de trabalho proporcionado pelos ínumeros hóspedes que iam partindo e chegando. Entretanto, foi decidida uma alteração ao estágio que me agradou bastante: em vez de 6 dias x 6h40, vou fazer os familiares 5 dias x 8h...com direito a sábado e domingo!!!
Saí por volta das 19h45, não sem antes desempenhar essa importante tarefa que é comer, e fui assinar o contrato de arrendamento do apartamento. Depois, dei uma volta pelo Rio Vermelho.
O panorama era semelhante ao do dia da chegada: ruas cheias de gente, dezenas de cafés, bares e restaurantes, praças a abarrotar com cadeiras que não chegam para os rabos, luzes, música por toda a parte, carros sem cessar...o caos positivo!
Registei ainda a presença de imensa gente jovem, de uma classe social claramente acima da média dos habitantes da cidade, conforme faria prever desde logo o tom de pele claro.
Mais tarde regressei ao hotel, cansadissimo, e por volta das 2h da manhã adormeci.
Hoje foi dia de folga e...de mudança de hotel.
Acordei às 8h30 e comecei pelo mais urgente: uma ida à praia. Estava a precisar. Fiquei por lá uma horita, tendo obviamente dado uns bons mergulhos. Às 11h30 regressei ao Ibis, tomei um banho, fiz as malas (estou a ficar especialista!) e mudei-me para o Pestana Bahia. Nunca pensei que os 200 metros que separam as entradas dos 2 hoteis pudessem parecer tão longos. Estou certo de que o facto de carregar 30 kg de malas às 12h de um sol feroz, tem qualquer coisa a ver com isso...!
Chegado ao Pestana Bahia, atribuíram-me o quarto 618, onde ficarei até dia 28, e durante todo o Carnaval. Se o anterior, o 300, era bom e tinha uma vista engraçada, esperem até ver este...! Fica no 6º piso e localiza-se mais "à ponta" do hotel. Assim, consegue-se obter um panorama sobre parte da cidade e, obviamente, o mar. Nada que se compare com o 23º andar...mas já chega para me fazer perder algum tempo na varanda, a olhar para tudo o que se passa...fora e dentro da minha cabeça.
Depois de me instalar, fui comer uns salgados e voltei ao quarto. Relaxei, vi um pouco futebol (a esta distância, jogos de Inglaterra, Espanha e Itália fazem-me sentir em casa) e voltei para a praia. Estive lá até às 17h, vim ao quarto tomar banho e trocar de roupa e fui lanchar.
Numa das praças mais animadas do Rio Vermelho, tive o melhor lanche desde que aqui cheguei: um sumo natural de mamão (espectacular!!!) e um hamburguer simples (que, como o nome indica, era simples: apenas um pão óptimo, quente e ligeiramente torrado, com um hamburguer saboroso.)
Depois regressei ao hotel, por volta das 19h, e pus-me a escrever este post. No final do mesmo, deixo-vos as fotos do meu novo quarto no hotel Pestana Bahia!
Agora são 21h30...tempo para ir jantar e dar mais uma volta por aí. Em princípio, "falamos" amanhã!
Até já!

Foto 5.1 - A entrar no quarto.



Foto 5.2 - Da varanda, para o quarto.


Foto 5.3 - Vista para a piscina.


Foto 5.4 - Vista frente-direita (Cidade).


Foto 5.5 - Vista frente-esquerda (Mar).


Foto 5.6 - Eu, na varanda.


Foto 5.7 - Vista nocturna, para a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário